O recapeamento é o lançamento de uma camada de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) em cima do pavimento asfáltico já existente.
A espessura poderá variar de acordo com a avaliação do controle tecnológico do projeto.
Essa técnica é utilizada quando o asfalto apresenta trincas ou fissuras (“couro de jacaré”), que aparecem de acordo com o tempo em que o pavimento está aplicado.
É necessário fazer a fresagem antes do recapeamento para que haja aderência da nova camada de asfalto aplicada.
Consiste no desbaste ou corte de uma determinada espessura do pavimento - é uma técnica empregada na restauração de pavimentos deteriorados, mantendo o greide original das vias. O desbaste é realizado a frio, por um cilindro em fresadora constituído de ferramentas de corte (bits). O número de bits determina o tipo de desbaste, sendo:
A sinalização viária é a linguagem em que as vias conduzem e interagem com os cidadãos. Assim como a demarcação de espaços públicos, ela permite a interpretação de regras coletivas.
E como em qualquer forma de comunicação, a clareza e a precisão da informação transmitida são imprescindíveis para uma boa compreensão. A sinalização, seja ela viária, ou qualquer espaço privado pavimentado, deve ser planejada, executada, e mantida nas melhores condições. Um dos métodos mais utilizados na sinalização horizontal é a pintura asfáltica.
O serviço de tapa buracos é um trabalho constante, realizado durante todo o ano nas ruas e avenidas da cidade, priorizando aquelas com maior tráfego de veículos e maiores problemas. Consiste em recompor a camada de asfalto no local onde aparecem os buracos e danos maiores.