Piche de asfalto: o que é?
Descubra qual a importância desse elemento para a impermeabilização.
Descubra qual a importância desse elemento para a impermeabilização.
O piche de asfalto é um dos elementos mais importantes quando o assunto é impermeabilização. Isso porque, por meio dessa mistura feita com betume e minerais, é possível evitar o acúmulo de água em diversas superfícies como ruas, avenidas e rodovias.
Para saber de que modo essa matéria é utilizada e qual a sua importância, continue acompanhando a leitura.
Feito a partir do betume, que funciona como ligante e é originado de uma destilação do alcatrão ou do petróleo, o piche de asfalto é formado por hidrocarbonetos, enxofre e alguns metais pesados, que podem variar entre níquel, vanádio, arsênio, chumbo, cádmio e mercúrio.
Fora esses componentes, há uma estimativa de que essa mistura ainda conta com até 17% de argila e pedrisco.
Por ser altamente adesivo, é utilizado para impermeabilizar pisos e pavimentar estradas e vias públicas.
Outro uso bastante comum desse elemento é em objetos de madeiras, como cercas, barcos e coberturas, para evitar a degradação do material que muitas vezes ocorre por conta da umidade.
Também podemos citar algumas outras situações nas quais o piche de asfalto é utilizado:
aplicação em barracões e tapumes;
pequenos reparos em telhados.
Após ter sido feita a mistura dos elementos que resultam em uma substância líquida, o piche é aplicado sob uma superfície, como as que citamos anteriormente.
No caso das pistas, é comum o uso de rolos compressores na aplicação, já que facilitam a distribuição homogênea do material feita em demãos cruzadas.
Bem, agora que você já sabe para que serve o piche de asfalto e do que essa substância é feita, que tal compartilhar essa informação com sua rede de contatos? E claro, se tiver alguma dúvida, estamos sempre à disposição. É só falar conosco.