Pavimentação saudável: quais são as vantagens dessa prática
Entenda como funciona esse modelo de pavimentação e quais são seus benefícios sociais e ambientais.
Entenda como funciona esse modelo de pavimentação e quais são seus benefícios sociais e ambientais.
O conceito de pavimentação saudável se refere a uma prática que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado da Construção Civil nos últimos anos, mais especificamente após a década de 90. E a Dr. Asfalto foi uma das empresas pioneiras a adotar soluções sustentáveis em seus serviços de obras e manutenção aqui no Brasil.
Para entender como funciona a pavimentação saudável e quais são seus benefícios, continue lendo o artigo.
O que é pavimentação saudável?
Segundo o dicionário, o termo saudável se refere, entre outras coisas, a algo que satisfaz uma necessidade ou melhora uma condição. Ou seja, esse conceito se refere a um estilo de asfalto que além de cumprir sua função principal, ainda promove o bem-estar do meio ambiente e da sociedade ao redor.
Hoje em dia, ele é visto como uma das soluções para problemas de enchentes ou de elevadas temperaturas em grandes centros urbanos. Por isso, países como Índia, Reino Unido e Canadá passaram a adotar medidas sustentáveis na pavimentação das suas estradas. Uma delas é a utilização de plásticos recicláveis integrados aos materiais que revestem o asfalto das rodovias.
Embora essa tecnologia seja curiosa, existem diferentes formas de trabalhar com a pavimentação asfáltica saudável. E é isso o que você verá a seguir.
Na prática…
Uma das soluções para o problema das enchentes, por exemplo, é a adoção de blocos de concreto poroso em substituição ao asfalto impermeável, já que eles permitem a infiltração da água, evitando o sobrecarregamento dos córregos.
Fora isso, medidas comuns no cotidiano de uma obra podem ser tomadas em prol de um mundo mais sustentável, como a utilização de concreto reciclável, criado a partir de resíduos de construção, como restos de argamassas, cerâmicas e tijolos.
Outro ponto importante para uma obra saudável é o reaproveitamento de água, tanto do recurso hídrico que foi utilizado em outros momentos na construção, quanto o reuso da água da chuva. Essa medida reduz os gastos da obra, ao mesmo tempo em que causa menos impactos ambientais.
Durabilidade
Pra você ter uma ideia, uma estimativa desenvolvida pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra que, em estradas esburacadas, os veículos gastam 38% a mais do que o custo estimado de operação de um automóvel. Ou seja, investir em pavimento de má qualidade prejudica não somente a vida útil da rodovia, como também dos veículos que passam por ali.
E aí entra o pavimento saudável, que garante uma durabilidade superior ao asfalto tradicional e uma vida útil longa. Ele também é mais resistente aos resíduos que vazam nas estradas, como óleo e combustível.
E para que sejam obras duradouras, é de suma importância investir em materiais e mão de obra de qualidade. Como é o caso da Dr. Asfalto, uma empresa que traz o melhor do mercado em cada uma de suas construções.
Se você quiser saber mais sobre como a Dr. Asfalto trabalha o conceito de sustentabilidade em suas obras, acesse o site www.drasfalto.com.br