Asfaltos sustentáveis: 4 tendências para os próximos anos
Confira as inúmeras vantagens sociais dessa modalidade de pavimentação
Confira as inúmeras vantagens sociais dessa modalidade de pavimentação
Nas últimas décadas, a sociedade vem se preocupando cada vez mais com questões relacionadas à sustentabilidade. Desde então, diversos setores, incluindo a construção civil, tem se adaptado a essa nova realidade que busca beneficiar todo o planeta. Em relação a pavimentação asfáltica, isso não poderia ser diferente.
Além dos benefícios ligados ao meio ambiente, ainda existem inúmeras vantagens sociais com essa modalidade de pavimentação, já que é possível realizar a manutenção de buracos na rua, por exemplo, reaproveitando materiais que antes seriam descartados. Neste post, vamos te mostrar 4 tendências de asfaltos sustentáveis para ficar de olho ao longo dos próximos anos.
Asfalto espumado
Asfalto espumado é o estado temporário do CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) quando expandido. Isso ocorre com a injeção de ar e água na temperatura ambiente no CAP aquecido a aproximadamente 175°C. O asfalto espumado permite a reciclagem a frio de resíduos sólidos, quer seja do material fresado ou do resíduo da construção, para uso como camada de base espumada.
No ano passado, a Sabesp, companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, investiu na implantação de uma usina de reciclagem que irá transformar os resíduos provenientes da abertura de valas e de fresagem em base espumada para recomposição das valas.
Segundo o órgão, a usina terá capacidade para produzir anualmente até 1 milhão de m² de reposição asfáltica, equivalente a 14 vezes a área da avenida Paulista.
Asfalto permeável
Ao pensar em estratégias socialmente benéficas, o asfalto permeável logo vem à cabeça. Com ele, a água da chuva é filtrada em poucos instantes, o que diminui riscos de inundações ou enchentes e ainda traz maior segurança ao trânsito.
E o que torna essa prática ainda mais interessante é que ela foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e já está sendo implantada em locais como as rodovias dos Imigrantes e Presidente Dutra, em São Paulo (SP), e pela Prefeitura da Praia Grande (SP), como mostra a reportagem abaixo:
Reutilização de pneus
Cientistas têm investido em estudos sobre a reutilização de pneus como matéria-prima para a pavimentação de estradas. Com esse recurso, além dos impactos ambientais serem minimizados, a vida do asfalto ainda é prolongada, já que a borracha produzida no material oferece bastante resistência.
O pesquisador do departamento de transporte da Universidade de Iowa, Christopher William, contou em entrevista do Correio Braziliense que essa durabilidade pode tornar os pneus vantajosos para a produção de asfalto-borracha em estradas.
Pavimentação com fotocatálise
Outra tendência é a pavimentação fotocatalítica, que faz com que o asfalto absorva até 90% dos gases poluentes vindos dos automóveis. Ao devolver essas substâncias à natureza, agora no formato de íons de nitrato, as árvores conseguem absorvê-las com facilidade e transformar os gases em oxigênio por meio da fotossíntese.
E você, conhecia essas tendências de asfalto sustentável? Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando os posts da Dr. Asfalto aqui no nosso blog.