Como funciona a transformação de pneus em asfalto ecológico?

Entenda como é o processo de criação do asfalto borracha.

20/12/21 às 11:40
Como funciona a transformação de pneus em asfalto ecológico?

Talvez você já tenha se deparado com o termo asfalto ecológico. Bom, a verdade é que ele representa uma alternativa sustentável que reduz os impactos causados ao meio ambiente e a sociedade como um todo, já que seu principal modelo utiliza pó de borracha de pneu e ligante asfáltico na composição. Para ele, damos o nome de asfalto borracha.

 

Mas você sabe como funciona a produção desse tipo de asfalto ecológico?

 

No Brasil, atualmente, o recolhimento dos pneus é de total responsabilidade da Reciclanip, entidade que gere o sistema de logística reversa de pneus que já estão totalmente gastos. O instituto faz a coleta e distribuição desses materiais para que se transformem em asfalto ecológico. Somente em 2020, a organização foi responsável por destinar corretamente mais de 42 milhões de pneus de passeio

 

Nesse processo de transformação da matéria-prima, são utilizados cerca de 14% de pó de pneu (também chamado de pó de borracha), que são processados até que obtenham uma textura ultrafina. Logo em seguida, o material é misturado ao ligante asfáltico em um reator industrial e aquecido. O interessante é que até as sobras dos pneus são reaproveitadas na hora de alimentar os fornos. 

 

Quais as vantagens da utilização de asfalto com borracha?

 

A primeira grande vantagem do asfalto ecológico é a redução de impactos ambientais, já que os pneus utilizados no processo seriam descartados na natureza, acarretando em problemas como enchentes, acúmulo de água parada, dengue, infertilidade do solo, entre outros. Sem contar que demoram, aproximadamente, 600 anos para se decompor.

 

Fora isso, devido às modificações físico-químicas que essas substâncias sofrem, cria-se um asfalto de desempenho elevado, com maior viscosidade e ponto de amolecimento do que o asfalto tradicional. Essas características são responsáveis por prolongar o tempo de vida útil do pavimento, o que o torna indicado até mesmo para rodovias que recebem diariamente tráfego intenso.

 

O tempo de aplicação do asfalto ecológico nas pistas também é menor, causando poucos transtornos em relação ao tráfego local. 

 

Ainda há vantagens para os motoristas que trafegam por essas pistas, como a segurança nas viagens e proteção aos veículos, já que o asfalto-borracha aumenta a aderência dos pneus e evita derrapagens, além de, via de regra, demandar uma aplicação menor de camada asfáltica, tornando as vias mais niveladas.

 

A Dr. Asfalto tem parceria com diversos fornecedores que vêm atuando em busca do crescimento do mercado de asfalto ecológico, que deve ser tendência para os próximos anos, como você pode conferir neste artigo.

 

Gostou do conteúdo? Não esqueça de deixar sua opinião sobre o assunto aqui nos comentários e de continuar acompanhando o nosso blog. Até mais!

 

Saiba como a Dr. Asfalto pode te atender.

0800 2970 599