Como é feito o recapeamento asfáltico?
Entenda acontece a recuperação da malha de asfalto
Entenda acontece a recuperação da malha de asfalto
O recapeamento asfáltico é uma solução prática e inteligente para problemas como buracos ou desníveis na rua, frequentemente causados por tráfego intenso ou condições climáticas, especialmente nas grandes cidades.
Para entender melhor sobre o assunto, acompanhe o artigo.
Antes do reparo em si, é preciso que uma equipe técnica avalie as condições da via pública para entender quais modelos de recuperação asfáltica são mais apropriados. Em caso de trincas e rachaduras, por exemplo, antes de iniciar o recapeamento, será necessário um revestimento para tratar a superfície.
No caso de comprometimento da estrutura do asfalto, dois caminhos são possíveis: incorporar novas camadas ou tratar as existentes. Uma das formas de tratamento é por meio da imprimação asfáltica.
Em resumo, a imprimação asfáltica ligante consiste na aplicação de uma película de material asfáltico sobre a superfície do pavimento, base coesiva ou camada asfáltica, com o objetivo de impermeabilizar a rua e promover maior aderência ao asfalto antes de uma nova camada ser adicionada.
E para conferir esse aspecto adesivo na camada de asfalto, é utilizada a emulsão asfáltica RR-2C, composta por emulsificantes aminados que ajudam no processo.
Na prática, ela é aplicada em serviços de pavimentação por meio de um veículo conhecido como espargidor de asfalto, tanto em tratamentos superficiais simples, duplos, triplos quanto em macadame betuminoso.
Já quando não há problemas graves na estrutura, existem algumas técnicas de revestimentos frequentemente usadas. Confira abaixo quais são:
Revestimento feito com elementos minerais, materiais de enchimento e água, utilizados para dar fluidez à mistura asfáltica e, dessa forma, possibilitar a aplicação correta da camada de asfalto.
De forma geral, pode ser empregada como camada de selagem, impermeabilização e na conservação de pavimentos. Neste manual, encontra-se todas as recomendações sobre a aplicação da lama asfáltica. Vale a pena conferir.
Neste caso, o revestimento é aplicado diretamente sobre a base danificada, criando uma camada asfáltica de fina espessura. É conhecido por esse nome porque pode utilizar-se de uma, duas ou três camadas de agregado e ligante asfáltico.
Suas principais características são: antiderrapante, alta resistência, baixo desgaste, flexível e proteção a infraestrutura da via pública.
E por último, mas não menos importante, um outro exemplo comum de técnica aplicada na recuperação asfáltica é o próprio concreto asfáltico usinado a quente, ideal para irregularidades elevadas.
O trabalho se inicia com a varrição do pavimento, segue com fornecimento e aplicação do concreto, passa pela compactação da substância na via e, por último, ocorre a limpeza da pista.
Ao longo de mais de 15 anos, realizamos serviços de recapeamento asfáltico utilizando os melhores equipamentos e materiais do mercado. Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Acesse o nosso portfólio ou entre em contato conosco.